31 de julho de 2009

Descargas Poluentes no Rio Leça

Segundo noticia publicada a 28 de julho no site santotirsohoje.com , a ETAR de Água Longa descarrega diariamente no rio Leça quantidades significativas de resíduos industriais .
A mesma fonte refere que , na manhã do dia 27 de maio , a patrulha SEPNA do destacamento da GNR de Santo Tirso , no decurso de uma ronda de rotina , deparou-se com uma descarga de poluentes no rio Leça . Do relatório da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (nº31/2009-EPNA STS) ,consta o lançamento de quantidades significativas de efluentes de cor negra , oriundos de um dos tubos de descarga da Etar . Tendo a Patrulha contactado a Sociedade Águas do Ave,SA. , a qual fez deslocar ao local em sua representação , Luisa Couto Lopes , engenheira e técnica da estação ,que explicou aos agentes que a Etar se encontra ainda em fase de arranque , pelo que a coloração dos efluentes não tinha ainda alcançado os padrões desejados . Informou ainda , que a estação recebe águas residuais domésticas , e efluentes da unidade industrial que existe junto da Etar .O relatório da GNR refere que os afluentes recebidos pela ETAR , são maioritariamente provenientes dessa unidade industrial , a Gierlings Velpor,SA. .

30 de julho de 2009

29 de julho de 2009

Água Longa Bike Tour - 8 de Agosto

Numa iniciativa da Junta de Freguesia , é já no próximo dia 8 de Agosto(sábado), que se realiza mais um Água Longa Bike Tour .
O evento como já vem sendo habitual , é aberto a todos , desde os mais "miúdos" aos mais "graúdos", apenas é necessária a bicicleta ,vontade de pedalar e acima de tudo boa disposição ,pois o principal objectivo do evento é o convívio .
Com concentração marcada para as 9 horas , junto á Ponte do Arquinho , os participantes terão direito á habitual t-shirt e deverão efectuar "inscrição" no local , para que possam ficar habilitados ao sorteio de uma bicicleta , a realizar no final do evento.
Não deixe de participar ...

26 de julho de 2009

Colheita de Sangue - 28 Julho

Colheita de Sangue em Água Longa ,terça-feira dia 28 de julho , das 16 ás 19.30h no salão paroquial .
Dar Sangue é dar Vida...

24 de julho de 2009

Polidesportivo - Planta


Numa altura em que já muitos conhecem o Polidesportivo, e alguns dele já disfrutaram , aqui deixo a planta , para que possam ter uma melhor ideia do complexo .
Faltam ainda os balneários, cuja construção terá início dentro de dias,e não deverão também tardar as obras relativas ao acesso e arranjos da área envolvente ,tal como a conclusão da Sede do "Azas". As novidades não ficam por aí,pois é visivel no que respeita ao recinto desportivo,marcações para outros desportos,em particular dois campos de basquetebol .
Esperemos pois , que esteja tudo concluido o mais breve possível , para que todos possamos disfrutar do espaço em toda a sua plenitude .

13 de julho de 2009

S.Bento 2009 - Cortejo Etnográfico

Ontem , Domingo (12 de Julho) ,teve lugar o IV Cortejo Etnográfico de Santo Tirso . Inserido no programa oficial das Festas de S.Bento 2009 , contou com a participação,entre outras , da Freguesia de Água Longa .
Com o tema "Água Longa , ontem e hoje !", a nossa freguesia apresentou um carro alegórico a retratar a zona do pisão , anos atrás (local marcado pela sua ruralidade e tradições agricolas) , e essa mesma zona nos dias actuais (campo de golfe e complexo habitacional ,turístico) . Além do carro alegórico, em representação da nossa freguesia, marcaram ainda presença neste cortejo, o Rancho Folclórico Juventude S.Julião de Água Longa e o Agrupamento de Escuteiros .
O evento tem como objectivo divulgar o património etnográfico do concelho e por conseguinte das suas freguesias , evidenciando a identidade e referências culturais de cada uma delas .
Estivemos pois , muito bem representados... Obrigado e Parabéns...

7 de julho de 2009

Balneários e iluminação para o Polidesportivo

Após muitas dúvidas e interrogações , segundo informação fornecida via e-mail por Águalonguense , os balneários e a iluminação vão ser uma realidade . Também serão executados alguns arranjos exteriores , assim como o esperado acesso ao Polidesportivo e á futura sede do "Azas de Água Longa".


3 de julho de 2009

Festas de S. Bento 2009

É já de 8 a 12 de Julho , que Santo Tirso se encontra plena de côr e animação , devido ás Festas de S.Bento , sendo no dia 11 de Julho Feriado Municipal (dia de S.Bento ) .
Com particular destaque para as actuações, de João Pedro Pais (sexta-feira ,10 Julho) e Tony Carreira (sábado-11 Julho ) na Praça 25 de Abril .
Destaque também para as várias sessões de fogo de artifício ,sendo o recinto da feira, o local destinado ás mais variadas diversões (carrosséis , carrinhos de choque ,etc.) .
Este ano , as celebrações vão ainda contar com um Cortejo Etnográfico , no qual estará representada a nossa freguesia, no dia 12 (Domingo), com inicio previsto pelas 15 Horas .

Compareça ,participe das festas...

1 de julho de 2009

Informação da Junta de Freguesia

Recebi via e-mail , uma carta intitulada " Informações do Sr.Presidente da Junta de Freguesia", da qual constavam as seguintes informações ;

- A JF vai proceder á pavimentação da rua de Covas, travessa de Covas , rua de S.José e parte da rua de Marnotes.
- Relativamente ao Centro Escolar de Água Longa , as obras terão início na 1ª semana de Julho .
- O acesso ao Polidesportivo e á Sede do Azas de Água Longa , ficou definido , através de acordo realizado entre os proprietários e a Camâra Municipal .
- Relativamente á rua da Serra foi acordado o seguinte : A Camâra Municipal vai efectuar a escritura do terreno pertencente á D. Maria José Maia Pereira pela compra do terreno para permitir o alargamento da referida rua e da rua do Barreiro . O valor do terreno adquirido foi de 15€ o metro quadrado . Vai ser ainda ,efectuado á proprietária , o pagamento de 2.750€ , destinados á construção dos muros por parte da mesma .Á JF caberá efectuar um "lancil" a todo o comprimento (50cmx40cm).
- Foram efectuadas permutas com alguns proprietários dos terrenos no cemitério nº1 para o nº2 .

Deixo pois aqui esta transcrição da comunicação ,para todos os ÁguaLonguenses, que possam não ter tido acesso ás informações .
Um bem haja..., e até breve...