30 de dezembro de 2011

EB 2,3 de Agrela inscrita no Programa Eco Escolas


Frequentada por muitos jovens Águalonguenses, a EB 2,3 de Agrela (em conjunto com outras 16 escolas do Concelho de Santo Tirso), foi inscrita no Programa Eco Escolas.

O programa já existia anteriormente, tendo a Câmara Municipal renovado recentemente o protocolo de parceria celebrado há mais de uma década, com a Associação Bandeira Azul da Europa, em que se comprometem a desenvolver no nosso Município, o programa Eco Escolas, que visa a promoção da Educação Ambiental e cidadania aos jovens do concelho.
O programa tem por objectivo ; Encorajar, reconhecer e premiar as Escolas pelo trabalho desenvolvido no sentido de melhorar  a cada instante o seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade de cada vez mais se adoptarem comportamentos mais sustentáveis. 

22 de dezembro de 2011

Água Longa já tem resultados provisórios do Censos 2011

Já tinham sido revelados meses atrás alguns resultados preliminares do Censos 2011, com vários valores de totais Nacionais, por Distrito e Concelho respectivamente. Sendo que no que respeita ao Concelho de Santo Tirso, este perdeu 866 habitantes ( 72396 residentes em 2001 e 71530 em 2011), embora tenha crescido em nº de alojamentos (29740), edificações (21 930) e famílias (24988 com uma dimensão média de 2,9).

Entretanto foram revelados os resultados provisórios do censos 2011, para as freguesias, com Água Longa a ver o seu nº de residentes aumentar em  73 habitantes, ao passar dos 2134 habitantes em 2001 para 2207 em 2011, sendo uma das poucas freguesias onde isso sucedeu no concelho de Santo Tirso. 
Exemplo disso são as outras freguesias do Vale do Leça, Agrela perdeu 20 habitantes (1584 em 2011), Reguenga ganhou apenas 1 (1596- C2011),Lamelas perdeu 31 residentes (922-C2011) e Refojos perdeu 104 (962- C2011). 

Água Longa tem uma população de 2207 residentes, de acordo com esses resultados, sendo 1081 pertencentes ao sexo masculino e 1126 ao sexo feminino, distribuídos por 747 famílias (com uma dimensão média de 2,95) que ocupam um total de 742 alojamentos de residência habitual, sendo proprietários os moradores de 572 . 
A maioria dos alojamentos é servido de água canalizada (5 não possuem) e por sistema de drenagem de águas residuais (4 não têm), e banho ou duche (8 não têm ).  
Existem actualmente em Água Longa um total de 917 alojamentos e 829 edíficios

População Residente Água Longa, dados preliminares do Censos 2011

                           Total                     Homens                Mulheres

                                      2207                                   1081                                  1126

o a 14 anos                  368                                      190                                    178
15 a 24 anos                242                                      140                                    102
25 a 64 anos                1276                                    616                                    660
65 ou  mais                  321                                      135                                    186

Solteiro                        851                                      456                                    395
Casado                         1122                                    557                                    565
Divorciado                   90                                        40                                      50
Viúvo                            144                                      28                                      116   

21 de dezembro de 2011

Apresentado o Novo PDM de Santo Tirso

Decorreu no passado dia 19 de Dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, a apresentação do novo Plano Director Municipal (PDM), o qual entra em vigor em finais de Janeiro de 2012.

O Presidente da Câmara abriu a sessão, esclarecendo todos os presentes relativamente ao processo que levou á elaboração deste novo documento. Destacou o facto de em Santo Tirso o planeamento ser uma realidade que vai além do "papel", respeitando o estabelecido, não permitindo a edificação sem regras, e sempre de acordo com a procura das populações como o comprovam o facto de não existirem "milhares de apartamentos á venda, á semelhança do que sucede em municípios vizinhos".

A revisão do PDM ainda em vigor, que originou o apresentado, teve origem em vários factores, com principal destaque para a divisão do concelho.Revela pois, uma necessidade de adaptação ás novas realidades, desde a existência de "novas Vilas" ao alargamento previsto do perímetro urbano de Santo Tirso, considerando a reforma do poder local, e a necessidade de conceder escala e peso institucional á cidade. 

Foram ainda relembrados por Castro Fernandes. os diversos investimentos já protocolados com o Governo, alguns dos quais parecem não querer sair do papel,  a saber ; alargamento da A3, Variante á EN 14, duplicação das variantes a Santo Tirso, novo edifício para a PSP,a Ponte de Frádegas, Nova unidade de Medicina Interna para o Hospital de Santo Tirso e por fim a ligação da A41-Água Longa a Santo Tirso (numa extensão de 6 KM), já  aguardado faz tempo. 
De acordo com as palavras do Edil Tirsense , estes investimentos são fundamentais pelo que não se deve tardar mais a sua concretização.
Após as considerações de Castro Fernandes, foi apresentado o novo PDM, pela Chefe de Ordenamento do Território e Informação Geográfica, Arquitecta Lúcia Rodrigues, com principal incidência nas principais opções estratégigas do novo Plano e suas principais alterações/novidades em relação ao anterior.

19 de dezembro de 2011

Doe Sangue...



O Centro Regional de Sangue do Porto, vai realizar no próximo dia 27 de Dezembro, mais uma sessão de recolha Sanguínea em Água Longa.



 A sessão terá lugar como habitualmente, no Salão Paroquial, entre as 16 H e as 19.30 H. Não deixe de comparecer e efectuar a sua dádiva de Sangue.


Dê Sangue , dê Vida...

14 de dezembro de 2011

Votos de ... (c/vídeo)


Que esta quadra possa trazer a todos, momentos de Alegria e Esperança, que consiga transformar o espírito que se vive, no espírito do dia a dia.
Para que a Paz possa durar eternamente, e a Alegria e a Felicidade se tornem omnipresentes em todos os momentos das vossas Vidas.
Isto é o que desejo a todos neste Natal, tudo o demais virá por acréscimo, Um Bem Haja ...
Gotinha H2O


11 de dezembro de 2011

Iniciativa Limpar Portugal regressa em 2012

A iniciativa Limpar Portugal,  regressa a 24 de Março de 2012 .
Os responsáveis pela iniciativa no Concelho de Santo Tirso já estão em busca de voluntários e apoiantes, pelo que apelam á inscrição através do Formulário na seguinte Página Web.
 
Muito embora a principal data da iniciativa seja apenas em finais de Março próximo, o trabalho já teve início faz tempo e continuará até ao dia e por certo após . 
De momento, pretende-se confirmar a situação actual das deposições ilegais de resíduos (lixeiras), que ficaram por limpar em 2010, e referenciar as que possam ter surgido desde então. Em simultâneo é necessário tentar sensibilizar o maior nº possível de voluntários, desde populares aos mais variados grupos e associações ( escuteiros,  associações desportivas, grupos folclóricos, escolas, grupos de jovens, entre muitos outros).
 
Os coordenadores desejam também os mais variados tipos de apoio, tais como meios de transporte para os resíduos a recolher, ferramentas e máquinas, de recolha, apoio na divulgação etc.
 
Para obter mais informações visite os links abaixo, onde podem preencher o formulário de inscrição e mesmo tornarem-se coordenadores de freguesia, caso ainda não exista ocupação desse cargo. 

amoportugal.org
ambientesantotirso.blogspot.com

7 de dezembro de 2011

Serviço Municipal de Protecção Civil visitou EB 2,3 de Agrela

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Santo Tirso, em conjunto com a EB 2,3 de Agrela, promoveu na passada semana uma palestra sobre planos de segurança internos, riscos naturais e tecnológicos nas escolas. 
Esta acção teve lugar na EB 2,3 de Agrela,tendo sido presidida pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Ana Ferreira. Destinava-se essencialmente, aos professores responsáveis pela segurança nos estabelecimentos de ensino, tendo marcado ainda presença, membros do Serviço Municipal de Protecção Civil, assim como os alunos do Clube de Protecção Civil da EB 2,3 de Agrela.
Foram tema de debate diversos assuntos relacionados com a segurança nas escolas, tais como a existência de planos de prevenção e Emergência ( tentando conhecer previamente os riscos inerentes á comunidade escolar) , e o indispensável envolvimento da comunidade escolar . 
Estas acções visam partilhar experiências, com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa para a prevenção de situações de risco, e em caso de ocorrerem, tomarem decisões e atitudes adequadas .
 
Fonte- Santo Tirso Digital
 
"Protecção Civil é uma tarefa de todos..."


1 de dezembro de 2011

Assalto violento a idoso na sua residência (c/video)

Notícia (texto e Video) Correio da Manhã 01 de Dezembro 2011
“Dá-me os anéis ou então morres”

Ameaçado de morte por dois homens encapuzados e armados, que surpreendeu a assaltarem a sua casa, em Água Longa, Santo Tirso, um homem, de 91 anos, foi obrigado a entregar os cinco anéis de ouro que trazia nos dedos. A dupla que no assalto, de anteontem à noite, pegou na pistola do dono da habitação, fugiu no carro da vítima. Foram apanhados a vários quilómetros do local, pela GNR, e entregues à PJ.
"Assim que ele os viu dentro de casa foi logo ameaçado com a pistola, apontada à cabeça. Um deles gritou: ‘Dá--me os anéis ou então morres com dois estouros da tua arma'", descreveu ao CM Angelina Pereira, empregada de Manuel Pestana, o dono da habitação assaltada. "Ainda pediram por mais ouro, mas como ele não tinha, acabaram por fugir no carro dele, que estava estacionado à porta", acrescentou.
Assustado, o homem correu para casa dos vizinhos a pedir ajuda. A dupla, de 25 e 31 anos, foi interceptada numa rotunda, a poucos quilómetros do local. Foram detidos e entregues à Polícia Judiciária. O carro e os anéis foram apreendidos e entregues à vítima, que ontem se refugiou em casa. "Ele está muito abalado. Vive aqui sozinho e hoje só pensa nos ladrões e no assalto", disse Angelina Pereira.
Durante a tarde de ontem, vários vizinhos encontraram, junto a um caixote de lixo, as balas e o coldre da pistola de Manuel Pestana. "Estava tudo escondido dentro de um saco. Eu é que vi um documento com o nome do sr. Pestana e abri", disse a vizinha Maria Arminda.