21 de dezembro de 2009
18 de dezembro de 2009
17 de dezembro de 2009
Revisão do Plano Director Municipal - Discussão Pública

A Câmara Municipal de Santo Tirso , deliberou em reunião de 26 de Novembro 2008 , a abertura do período de discussão pública sobre a proposta de revisão do Plano Director Municipal -PDM .
Esse período de discussão , terá a duração de 30 dias úteis , com inicio a 14 de Dezembro de 2009 e término a 28 de Janeiro de 2010 . Durante esse período , todos os cidadãos interessados podem participar , apresentando as suas reclamações , observações e sugestões .
As participações podem ser efectuadas ; on-line , na secretaria do Deptº de Planeamento e Habitação da Câmara Municipal ,via correio electrónico ( pdm@cm-stirso.pt ) , ou via postal para " Discussão pública da 1ª Revisão do PDM , Câmara Municipal de Santo Tirso , Praça 25 de Abril , 4780 - 373 Santo Tirso " .
Para mais informações visite ; www.cm-stirso.pt
16 de dezembro de 2009
Colheita de Sangue - 21 de Dezembro
15 de dezembro de 2009
"Os Palhacinhos de Natal" em Santo Tirso

Baseado num misto de artes circenses , música e dança , o evento decorrerá entre os dias 19 a 23 de Dezembro . O espectáculo irá retratar a evolução do Pai Natal , desde a história de S. Nicolau até ao Pai Natal actual , culminando na criação do Pai Natal do futuro , o qual combaterá a tendência consumista do Natal dos nossos dias , e irá promover valores de solidariedade . Tendo em conta esses princípios , as crianças , em lugar de receberem , irão oferecer presentes ao Pai Natal , os quais serão posteriormente oferecidos a crianças mais desfavorecidas e carenciadas.
O Evento terá início pelas 14 H , nos dias 19 ,20 , 21 e a partir das de 17H a 22 e 23 Dezembro , na Praça 25 de Abril , Praça Conde S.Bento e Largo Coronel Baptista Coelho .
Compareçam , assistam ao espectáculo e ajudem as crianças mais desfavorecidas a sorrir...
30 de novembro de 2009
28 de novembro de 2009
25 de novembro de 2009
34º Aniversário do "Segundo 25 de Abril"

Faz hoje precisamente 34 anos que Portugal esteve prestes a ter uma Guerra Civil .
O 25 de Novembro de 1975.
No seguimento dos acontecimentos do 25 de Abril ,durante todo o verão e ínicio do outono de 1975 , verificou-se o confronto entre duas concepções de modelo de sociedade para Portugal . Uma , sustentada numa democracia representativa , Europeia ; e outra baseada nas politicas comunistas em vigor na então União Soviética e em Cuba .
Esta divisão a nível politico/ideológico , arrastou-se ás forças militares , as quais se encontravam no poder desde o 25 de Abril de 1974 , foram estes os principais protagonistas de uma disputa que terminou com a vitória das forças moderadas , no dia 25 de Novembro de 1975 , data em que uma revolta iniciada por tropas Pára-quedistas , apoiada por algumas unidades do Exército e da Armada , foi sustida e derrotada .
Aquando do ínicio da revolta , algumas das Forças Militares , na expectativa , dão sinais de apoio aos revoltosos , mas não se envolvem . Ao mesmo tempo , o Presidente da República e Chefe-Maior-General das Forças Armadas , o General Costa Gomes , tomou o comando das operações , recorrendo ás forças operacionais dos Comandos da Amadora , Força Aérea , Região Militar do Norte . Foram durante o dia neutralizados todos os focos de resistência , sem grande oposição dos revoltosos , apenas se verificando um confronto armado em Lisboa , que resultou na morte de dois operacionais do regimento de Comandos -Tenente José Coimbra e Aspirante José Ascenso- , baleados pelas costa por civis armados , de acordo com testemunhos da época , tendo também sido atingido mortalmente na troca de tiros , o Furriel Joaquim Pires .
Numa mensagem feita via telefónica e transmitida pelos estúdios do Porto da Emissora Nacional , o Presidente da República decretou ao país o Estado de sítio na região de Lisboa . A emissão da RTP foi assegurada a partir do Porto , após uma tentativa de um dos revoltosos , falar ao país apelando á revolta.
23 de novembro de 2009
Câmara Municipal subsidia Refeitório Escolar

Foi deliberado em reunião camarária a atribuição de um subsidio mensal( de Novembro 2009 a Outubro 2010 ), ás entidades que gerem e assumem as despesas inerentes ao funcionamento dos refeitórios escolares .
O valor varia em função do número de alunos e do pessoal afecto a cada escola , sendo que no que à nossa freguesia diz respeito , o valor do subsidio é de 1000 € mensais , atribuídos à Junta de Freguesia .
19 de novembro de 2009
17 de novembro de 2009
Sessão "Falar sobre Drogas" na EB 2/3 de Agrela

É já na próxima Sexta-Feira, 20 de Novembro, que terá lugar pelas 21 horas na escola EB 2/3 de Agrela , uma sessão de sensibilização/informação relativa ao problema da tóxicodependência .
Numa iniciativa conjunta do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Asas e Agrupamento de Escolas de Agrela e Vale do Leça , a sessão intitulada " Falar sobre Drogas" será dinamizada pela Dra. Maria do Carmo Carvalho da Universidade Católica e pela equipa de saúde escolar , enfermeiras Cristina Ramos e Sandra Costa .
Compareça , venha saber mais sobre um problema familiar/social que a todos nós diz respeito .
Numa iniciativa conjunta do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Asas e Agrupamento de Escolas de Agrela e Vale do Leça , a sessão intitulada " Falar sobre Drogas" será dinamizada pela Dra. Maria do Carmo Carvalho da Universidade Católica e pela equipa de saúde escolar , enfermeiras Cristina Ramos e Sandra Costa .
Compareça , venha saber mais sobre um problema familiar/social que a todos nós diz respeito .
13 de novembro de 2009
11 de novembro de 2009
7 de novembro de 2009
Comissão de Festas organiza Magusto

A Comissão de Festas de Nª.Srª. do Rosário e S. José 2010 , vai organizar no próximo dia 15 de Novembro (Domingo) , um almoço seguido de magusto pela tarde .
O Almoço será servido no Salão paroquial de Água Longa pelas 12,30 horas , sendo necessário efectuar marcação com antecedência(tlm-932944065 , 10€ -adulto;5€-menores de 7 anos) . O Magusto terá início pelas 16 horas , com entrada livre , onde além das obrigatórias castanhas assadas , será possível encontrar caldo verde e muitos outros petiscos .
O evento tem como principal objectivo a angariação de verbas para a Festa Nª.Srª do Rosário e S. José 2010 , e o convívio entre os águalonguenses , aproveitando também para dar a conhecer a nova Comissão de Festas (exclusivamente Feminina) . Embora não tenha sido anunciado nenhum entretenimento , é de esperar alguma surpresa a esse nível, concerteza não faltará animação .
Marque presença , não deixe de comparecer...
6 de novembro de 2009
ARH Norte subsidia Parque de Lazer e Limpeza da Ribeira do Pisão

Foi celebrado no passado dia 4 de Novembro , no Porto , um acordo de colaboração técnica e financeira , entre a Admnistração da Região Hidrográfica do Norte (pelo seu presidente António Guerreiro de Brito ) e a Câmara municipal de Santo Tirso (pelo seu presidente Castro Fernandes) .
O acordo estabelece que a Admnistração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte) , irá prestar um apoio financeiro no montante de 124 956,56 €uros (verba proveniente do Fundo de Protecção de Recursos Hídricos) á Câmara Municipal de Santo Tirso . Tal verba destina-se a apoiar as seguintes intervenções de protecção de Recursos Hídricos do concelho :
-Reconstituição da galeria Ripícola do Rio Sanguinhedo
-Reconstituição da galeria Ripícola da Ribeira do Pisão
-Construção do Parque de Lazer de Água Longa
A comparticipação da ARH Norte representa apenas metade do investimento global(avaliado em 250 mil euros) , o qual engloba trabalhos de desmatação ,limpeza e preparação do terreno , plantação de árvores e arbustos , obras de pavimentação , perfis metálicos e implantação de mesas e bancos em granito .
De salientar que este acordo , foi dos primeiros a ser celebrado após a criação da Taxa de Recursos Hídricos(lei da água) , tendo o governo assumido que metade da receita obtida pela sua aplicação , se destina ao financiamento de acções de protecção e conservação dos ecossistemas , assim como ajudar no aumento da eficiência do uso da água e melhoria da qualidade dos nossos recursos hídricos .
Subscrever:
Mensagens (Atom)






