1 de março de 2010

Feijoada no Salão Paroquial

Mais uma vez , a Comissão de Festas 2010 organiza um almoço , o evento terá lugar já no próximo Domingo , dia 7 de Março , no Salão Paroquial de Água Longa (pelas 12,30 H) .
A Ementa será Feijoada , sendo que os interessados , como habitualmente devem efectuar marcação com antecedência , devendo para o efeito contactar os membros da respectiva Comissão , ou então telefonicamente (229 682 813 ).
Demonstrando bastante empenho , esta Comissão de Festas (totalmente no feminino) tem realizado eventos com alguma regularidade , no sentido de angariarem verbas para as festividades a realizar em Outubro , envolvendo a comunidade e promovendo ao mesmo tempo um saudável convívio .
Colabore , participe ,marque já o seu lugar...

23 de fevereiro de 2010

Rede Concelhia de Bibliotecas

"O conceito de Rede de Bibliotecas Escolares assenta no pressuposto de que as bibliotecas de diferentes escolas de uma mesma área geográfica devem estar articuladas em rede para permuta de documentos e actividades conjuntas de animação. O mesmo deve acontecer com a ligação entre as Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Públicas, principalmente para recurso a serviços de apoio técnico especializado. Neste sentido, foi criada a Rede Concelhia de Bibliotecas de Santo Tirso. Esta Rede revela-se verdadeiramente importante para o desenvolvimento de uma cultura de participação e de trabalho colaborativo envolvendo as escolas agrupadas e não agrupadas integradas na RBE e a autarquia através da Biblioteca Municipal.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, visam criar condições para elevar os níveis de literacia e alargar e aprofundar os hábitos de leitura da população escolar do concelho.
Para além de assegurar as obras necessárias à recuperação e adaptação dos espaços em que são integradas as Bibliotecas Escolares, a Câmara Municipal de Santo Tirso apoia a RBE prestando colaboração técnica no domínio da organização, gestão e funcionamento das Bibliotecas Escolares; através da participação contínua dos professores e no apoio do uso eficaz dos recursos através do aconselhamento.
Até Setembro de 2010 estarão disponíveis os seguintes espaços afectos, exclusivamente, ao serviço das Bibliotecas Escolares (que foram alvo de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares): Agrupamento de Santo Tirso (Centro Escolar de S. Bento da Batalha, Centro Escolar de Areal S. Miguel do Couto e EB1 de Areias); Agrupamento Agrela e Vale do Leça (Centro Escolar de Água Longa); Agrupamento de S. Martinho do Campo (Centro Escolar da Costa/Roriz e EB1/JI do Olival) e Agrupamento Vertical do Ave (EB1/JI de Quintão 1 e EB1/JI de Bom Nome)."


Noticia e texto ; www.cm-stirso.com

19 de fevereiro de 2010

Projecto Limpar Portugal em Água Longa

O projecto "Limpar Portugal" é um movimento cívico , que tem por objectivo a promoção da educação ambiental , através da iniciativa de tentar limpar a floresta Portuguesa num só dia , mais concretamente no dia 20 de Março de 2010 .
Inspirado numa iniciativa levada a cabo na Estónia em 2008 , o projecto já está em movimento á alguns meses , tendo sido já efectuado um levantamento e registo de lixeiras , assim como o seu geo-referenciamento . O movimento conta com inúmeros apoios , estando aberto a parcerias com instituições e empresas , públicas ou privadas , que estejam interessadas em dar o seu apoio .

Em caso algum serão aceites donativos em dinheiro

A nível local foram criados grupos de coordenação , orientados por voluntários residentes , com a colaboração e apoios das respectivas Juntas de Freguesia , para um melhor aproveitamento dos meios ao dispôr no DIA L , com vista á remoção dos residuos .

No dia 20 de Março não fique em casa , saia e junte-se ao Grupo de Água Longa , informe-se junto do coordenador nomeado para a nossa Freguesia , Daniel Mamede .

Saiba mais sobre o projecto , consulte ;



13 de fevereiro de 2010

Feliz dia de S. Valentim


Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

É um não querer mais que bem querer
É solitário a andar por entre a gente
É nunca contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder

E querer estar preso por vontade
É servir a quem vence , o vencedor
É ter com quem nos mata lealdade

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos Amizade
se tão contrário a si é o mesmo Amor

Luís Vaz de Camões

6 de fevereiro de 2010

Comissão de Festas organiza Almoço

A Comissão de Festas em honra de N. Sra. do Rosário e S.José , vai organizar no próximo dia 14 de Fevereiro ( domingo) um almoço , com início pelas 12,30 h , no Salão Paroquial de Água Longa .

A iguaria do evento, é o tradicional Cozido á Portuguesa (10 euros p/pessoa) , com bebida e sobremesa incluidas , sendo necessário efectuar marcação antecipadamente , junto dos Membros da Comissão , ou telefonicamente ( 229682813 ) .


Marque presença , colabore e participe do convívio...

5 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM ÁGUA LONGA

Caros Águalonguenses , recebi dias atrás um e-mail , no qual me pediam para informar todos os interessados , de que poderiam se preparar como habitualmente para o Carnaval .

Segundo me foi possível entretanto averiguar , este ano , ao contrário do que vinha sucedendo , não existe uma comissão organizadora .No entanto , alguém tomou a iniciativa de marcar um local e uma hora , onde todos os foliões interessados se pudessem reunir, para posteriormente em conjunto percorrerem e animarem as ruas da freguesia .

Se está interessado(a) , junte-se aos restantes foliões e divirta-se , tenha um bom Carnaval .

Abaixo deixo transcrição de parte da comunicação recebida , com informação do Local e hora , assim como alguns conselhos ;

"...o desfile este ano será feito de forma "espontânea", havendo de concreto um ponto de encontro , que será junto aos armazéns do Sr. Assunção, nas traseiras da "Metalobilhar" pelas 15 horas.
Uma vez que não há organizadores , pede-se o máximo de respeito e ordem no eventual "desfile".
Pedimos apenas que as pessoas participem como têm feito em anos anteriores.
Sem mais de momento e grato por toda atenção prestada, despeço-me com os votos de um excelente Carnaval

ASS:Resistentes do Carnaval"

19 de janeiro de 2010

Torneio de Golfe "Um lugar para o Joãozinho"


Com organização da Associação dos Antigos Alunos da Universidade Portucalense , este Torneio de Golfe de Solidariedade , conta ainda com o apoio da Fundação Vítor Baía 99 , Clube de Golfe Vale Pisão e da Direcção da Universidade Portucalense .

O evento decorrerá no Vale Pisão , no fim de semana de 30 e 31 de Janeiro de 2010 , e tem como principal objectivo, a angariação de verbas para a construção do novo Hospital Pediátrico do Hospital de S.João , projecto bastante inovador intitulado"Um lugar para o Joãozinho", totalmente financiado por entidades privadas , ás quais já se associaram algumas associações de renome (RTP , PT , JN ) .

A Organização do evento convida todos os interessados , a participar do torneio e colaborar no projecto "Um lugar para o Joãozinho"www.ojoaozinho.com .

11 de janeiro de 2010

Acordo de parceria e colaboração técnica e financeira

Para quem desejar informação mais detalhada , relativamente á intervenção em curso relativa á limpeza da Ribeira do Pisão e Construção do Parque de Lazer de Água Longa , pode consultar www.dre.pt , e verificar o conteúdo do Diário da Républica , 2ª série-nº 249 , de 28 de Dezembro de 2009.

Nota: Os valores mencionados , dizem respeito também aos trabalhos no Rio Sanguinhedo , em Santo Tirso .


5 de janeiro de 2010

"Cantar os Reis 2010 "

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso ,irá ter lugar nos próximos dias 8 e 9 de Janeiro o encontro "Cantar Os Reis".
O evento decorrerá nos dias referidos ( próxima sexta-feira e sábado) , a partir das 21 horas no átrio da Câmara Municipal , contando com a participação de 17 Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho , entre os quais o Grupo Folclórico de S.Julião de Água Longa , que actuará no dia 9 de Janeiro ( Sábado) .


3 de janeiro de 2010

Rua cheia de buracos é uma cruz - JN

Rua com piso em mau estado provoca indignação e mudança de moradores...

Artigo publicado no Jornal de Noticias ;
jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelhoSantoTirso

Rua cheia de buracos é uma cruz

Mau estado da artéria já obrigou moradores a comprar jipes

2010-01-03

ANA CORREIA COSTA

Em Água Longa, Santo Tirso, a Rua da Cruz revelou-se uma verdadeira via-sacra para quem lá mora: um piso digno de um campo de batalha e respectivos danos nos automóveis obrigaram moradores já desesperados a comprar jipes. E há quem já tenha ido embora.

João Gonçalves foi mais longe: além do todo-o-terreno, adquiriu, ainda, um apartamento em Ermesinde, Valongo, para evitar incómodos. "Por causa destas condições", explicou, ao JN, enquanto apontava, amiúde: "O asfalto está destruído. Está a ver?". E vê-se nitidamente: a rua que leva à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Água Longa - e sobre a qual jamais se suspeitaria ser o único caminho mais ou menos viável para as habitações do lugar da Cruz - é um verdadeiro calvário de sulcos, buracos, pedras vivas e lama fatais para automóveis.

"Tem aqui crateras. Os carros ligeiros destroem-se todos", atesta o morador, exibindo os amortecedores defuntos do carro da mulher. "Gastei mais de mil euros", lamenta.

A indignação de João Gonçalves cresce enquanto recorda o investimento que ali fez, em 2004, para asfaltar a rua. A obra custou 4000 euros; a Junta deu 500. "Asfaltei de modo a poder-se circular. Ficou impecável", garante, mostrando pedaços de asfalto sobreviventes. O que este morador não sabia, quando comprou, em 2001, a casa dos seus sonhos, "num sítio espectacular para se morar", é que ali perto seria instalada uma ETAR.

"Ficou tudo destruído de os camiões entrarem por aqui dentro", nota João Gonçalves, garantindo que, quando foi morar para a habitação que recuperou na Rua da Cruz, há cinco anos, o piso "não estava tão degradado".

"Não houve a preocupação de pôr isto como estava, no mínimo", revolta-se. "Depois de fazerem a ETAR, nunca arranjaram" a rua, reforça outro resistente. O apanágio terá, aliás, de servir os habitantes daquele recanto de Água Longa, onde as amarguras do esquecimento que se atribui à autarquia local se cruzam a cada passo com o murmúrio suave do rio Leça: segundo contas de João Gonçalves, "quatro famílias foram embora. Eu não posso ir porque comprei e gastei o que tinha", afirma.

"Isto é bom de arranjar. O que é preciso é boa vontade", sentenciava Joaquim Pacheco, que diariamente enterra os pés na lama da Rua da Cruz ou inunda os pulmões com o pó que se levanta, caso seja tempo de o sol espreitar. "Vimo-nos mesmo obrigados a comprar um jipe para estes caminhos", desabafa o outro morador, que preferiu não identificar-se por temer "problemas".

O JN contactou a Junta de Água Longa, que não respondeu em tempo útil. A Câmara disse desconhecer o problema.