11 de janeiro de 2010

Acordo de parceria e colaboração técnica e financeira

Para quem desejar informação mais detalhada , relativamente á intervenção em curso relativa á limpeza da Ribeira do Pisão e Construção do Parque de Lazer de Água Longa , pode consultar www.dre.pt , e verificar o conteúdo do Diário da Républica , 2ª série-nº 249 , de 28 de Dezembro de 2009.

Nota: Os valores mencionados , dizem respeito também aos trabalhos no Rio Sanguinhedo , em Santo Tirso .


5 de janeiro de 2010

"Cantar os Reis 2010 "

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso ,irá ter lugar nos próximos dias 8 e 9 de Janeiro o encontro "Cantar Os Reis".
O evento decorrerá nos dias referidos ( próxima sexta-feira e sábado) , a partir das 21 horas no átrio da Câmara Municipal , contando com a participação de 17 Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho , entre os quais o Grupo Folclórico de S.Julião de Água Longa , que actuará no dia 9 de Janeiro ( Sábado) .


3 de janeiro de 2010

Rua cheia de buracos é uma cruz - JN

Rua com piso em mau estado provoca indignação e mudança de moradores...

Artigo publicado no Jornal de Noticias ;
jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelhoSantoTirso

Rua cheia de buracos é uma cruz

Mau estado da artéria já obrigou moradores a comprar jipes

2010-01-03

ANA CORREIA COSTA

Em Água Longa, Santo Tirso, a Rua da Cruz revelou-se uma verdadeira via-sacra para quem lá mora: um piso digno de um campo de batalha e respectivos danos nos automóveis obrigaram moradores já desesperados a comprar jipes. E há quem já tenha ido embora.

João Gonçalves foi mais longe: além do todo-o-terreno, adquiriu, ainda, um apartamento em Ermesinde, Valongo, para evitar incómodos. "Por causa destas condições", explicou, ao JN, enquanto apontava, amiúde: "O asfalto está destruído. Está a ver?". E vê-se nitidamente: a rua que leva à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Água Longa - e sobre a qual jamais se suspeitaria ser o único caminho mais ou menos viável para as habitações do lugar da Cruz - é um verdadeiro calvário de sulcos, buracos, pedras vivas e lama fatais para automóveis.

"Tem aqui crateras. Os carros ligeiros destroem-se todos", atesta o morador, exibindo os amortecedores defuntos do carro da mulher. "Gastei mais de mil euros", lamenta.

A indignação de João Gonçalves cresce enquanto recorda o investimento que ali fez, em 2004, para asfaltar a rua. A obra custou 4000 euros; a Junta deu 500. "Asfaltei de modo a poder-se circular. Ficou impecável", garante, mostrando pedaços de asfalto sobreviventes. O que este morador não sabia, quando comprou, em 2001, a casa dos seus sonhos, "num sítio espectacular para se morar", é que ali perto seria instalada uma ETAR.

"Ficou tudo destruído de os camiões entrarem por aqui dentro", nota João Gonçalves, garantindo que, quando foi morar para a habitação que recuperou na Rua da Cruz, há cinco anos, o piso "não estava tão degradado".

"Não houve a preocupação de pôr isto como estava, no mínimo", revolta-se. "Depois de fazerem a ETAR, nunca arranjaram" a rua, reforça outro resistente. O apanágio terá, aliás, de servir os habitantes daquele recanto de Água Longa, onde as amarguras do esquecimento que se atribui à autarquia local se cruzam a cada passo com o murmúrio suave do rio Leça: segundo contas de João Gonçalves, "quatro famílias foram embora. Eu não posso ir porque comprei e gastei o que tinha", afirma.

"Isto é bom de arranjar. O que é preciso é boa vontade", sentenciava Joaquim Pacheco, que diariamente enterra os pés na lama da Rua da Cruz ou inunda os pulmões com o pó que se levanta, caso seja tempo de o sol espreitar. "Vimo-nos mesmo obrigados a comprar um jipe para estes caminhos", desabafa o outro morador, que preferiu não identificar-se por temer "problemas".

O JN contactou a Junta de Água Longa, que não respondeu em tempo útil. A Câmara disse desconhecer o problema.



25 de dezembro de 2009

Reveillon 2009/2010 no Salão Paroquial de Água Longa

A Comissão de Festas N. Sra. do Rosário e S. José 2010 , vai realizar no Salão Paroquial de Água Longa , a 31 de Dezembro de 2009 uma festa de passagem de ano . Com abertura de portas pelas 22,30 horas , a festa contará com Música ao Vivo , prometendo a organização uma noite bem alegre e divertida .

Para reservas e mais informações contacte ; Tlf.229682813 - Tlm. 932944065

24 de dezembro de 2009

A todos os Águalonguenses onde quer que se encontrem , e a todos os leitores e seguidores deste blog ...

Um bem haja a todos

Gotinha H2O

22 de dezembro de 2009

Trabalhos na Ribeira do Pisão e Futuro Parque de lazer

Já tiveram início as obras relativas á reconstituição da Galeria Ripícola da Ribeira do Pisão e construção do Parque de lazer .

Em curso há já alguns dias , os trabalhos parecem decorrer a bom ritmo , sendo visível a quem por ali passa , os trabalhos de limpeza , desmatação e preparação do terreno ao que se seguirá a plantação de árvores e arbustos , obras de pavimentação, instalação de perfis metálicos e implantação de mesas e bancos em granito .
A obra a cargo da empresa Ambiflora , é da responsabilidade da Câmara Municipal de Santo Tirso , sendo comparticipada financeiramente pelo Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos.

17 de dezembro de 2009

Revisão do Plano Director Municipal - Discussão Pública

A Câmara Municipal de Santo Tirso , deliberou em reunião de 26 de Novembro 2008 , a abertura do período de discussão pública sobre a proposta de revisão do Plano Director Municipal -PDM .
Esse período de discussão , terá a duração de 30 dias úteis , com inicio a 14 de Dezembro de 2009 e término a 28 de Janeiro de 2010 . Durante esse período , todos os cidadãos interessados podem participar , apresentando as suas reclamações , observações e sugestões .
As participações podem ser efectuadas ; on-line , na secretaria do Deptº de Planeamento e Habitação da Câmara Municipal ,via correio electrónico ( pdm@cm-stirso.pt ) , ou via postal para " Discussão pública da 1ª Revisão do PDM , Câmara Municipal de Santo Tirso , Praça 25 de Abril , 4780 - 373 Santo Tirso " .

Para mais informações visite ; www.cm-stirso.pt

16 de dezembro de 2009

Colheita de Sangue - 21 de Dezembro


O Centro Regional de Sangue do Porto , vai realizar no próximo dia 21 de Dezembro , entre as 16 H e as 19.30 H , mais uma sessão de recolha Sanguínea .
A sessão terá lugar no Salão Paroquial de Água Longa , não deixe de contribuir com a sua dádiva de sangue .

Dê Sangue , dê Vida...



15 de dezembro de 2009

"Os Palhacinhos de Natal" em Santo Tirso

Baseado num misto de artes circenses , música e dança , o evento decorrerá entre os dias 19 a 23 de Dezembro . O espectáculo irá retratar a evolução do Pai Natal , desde a história de S. Nicolau até ao Pai Natal actual , culminando na criação do Pai Natal do futuro , o qual combaterá a tendência consumista do Natal dos nossos dias , e irá promover valores de solidariedade . Tendo em conta esses princípios , as crianças , em lugar de receberem , irão oferecer presentes ao Pai Natal , os quais serão posteriormente oferecidos a crianças mais desfavorecidas e carenciadas.

O Evento terá início pelas 14 H , nos dias 19 ,20 , 21 e a partir das de 17H a 22 e 23 Dezembro , na Praça 25 de Abril , Praça Conde S.Bento e Largo Coronel Baptista Coelho .

Compareçam , assistam ao espectáculo e ajudem as crianças mais desfavorecidas a sorrir...