Freguesia

Água Longa


A Freguesia de S.Julião de Água Longa é uma das maiores do Concelho de Santo Tirso , situada no seu extremo sul , pertence ao Distrito , diocese e Região Militar do Porto .
Goza de uma excelente localização Geográfica(dista 10 km da sede de concelho , e cerca de 11 da cidade do Porto) , possuindo excelentes acessibilidades (A41 .Porto ,Paços de Ferreira , Maia etc ; EN 105 , Porto - Guimarães ; EN 318 , Água longa - Vila do Conde ) , é banhada pelo Rio Leça que a atravessa de Nascente a Poente .
Com uma População de 2207 habitantes ( de acordo com dados do censos 2011) , tem como principais actividades económicas a Agricultura e a Indústria (sector textíl , mobiliário e construção civil).
Terra de tradições e costumes , onde a fé e as tradições religiosas ocupam  um lugar relevante no que respeita á vida social de suas gentes , tem um forte sentido de comunidade , sendo disso exemplo as várias associações , grupos existentes na Freguesia (Rancho Folclórico , Clube de Caçadores , Agrupamento de Escuteiros , Clube Desportivo , Grupo de Columbófilia ).

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelentíssimo Senhor Presidente da j. d f.de Água Longa


Venho por este meio manter Vossa Excelência ao corrente de algo muito mau que se está a fazer na Freguesia.
É devido a Redundo, na Nascente do Rio Leça. O que se passa é algo absolutamente lamentável, ou seja, estão a destruir, através de uma pedreira, uma mais-valia da Natureza, a Nascente do Rio Leça, e os seus cerca de 45 km de comprimento. O local onde está assinalado "NASCENTE DO RIO LEÇA", onde jorrava muita boa água, está agora seco, mesmo nesta época de chuvas, porque exploram a pedreira imediatamente adjacente, aquela responsável por gerar água para a Nascente, daquele Rio que manteve muita vida e biodiversidade ao longo da história.
Eu próprio já trabalhei no Monte Padrão, na prevenção dos fogos, e todas as civilizações desde antigamente sobreviveram por ali porque tinham próximo esta maravilha fundamental da natureza, o Rio Leça. Muitos animais, muitas pessoas já sobreviveram devido a este Rio Leça. Muitas pessoas poderiam sobreviver no futuro aproveitando as propriedades, as potencialidades e a beleza deste Rio Leça!
Hoje em dia vão comprando algumas coisas às pessoas locais para as calar! Muitas pessoas daquelas Zonas não estão nada contentes, mas sujeitam-se, para não estar na miséria. Outras, ao longo do rio, nem sabem de nada!
Ainda deveria dar para recuperar este rio e sua Nascente. Seria necessária uma imediata intervenção, quiçá do Senhor Presidente!
Isto é algo do melhor e do mais importante que os Locais e todos os Portugueses têm, e estão a destruir e a lucrar muito com isso, prejudicando muito, muitas pessoas dos Concelhos por onde passa este Rio, e inevitavelmente o País!


Muito Obrigado pela atenção,
Esperávamos qualquer acção para preservação

Anónimo disse...

olá amigos de água longa,sou do Brasil me chamo André e fiquei muito feliz em encontar,um site da terra de meu pai. Meu pai sempre falou muito bem de água longa e de suas belezas e eu pude comprovar isso,através do site,hoje meu pai está com 84 anos e vive no Brasil mais nunca se esqueceu de sua terra ele se chama Antero e tem orgulho de ter nascido em água longa. Um forte abraço a todos,e parabéns pelo site!!

Gotinha H2O disse...

Olá Caro André

Desde já os meus parabéns ao seu pai, espero que se encontre bem, e nos visite um dia destes.
Aproveito também para agradecer as suas palavras, são para mim um incentivo e fonte de motivação.

Um bem haja

Gotinha H2O