31 de julho de 2009

Descargas Poluentes no Rio Leça

Segundo noticia publicada a 28 de julho no site santotirsohoje.com , a ETAR de Água Longa descarrega diariamente no rio Leça quantidades significativas de resíduos industriais .
A mesma fonte refere que , na manhã do dia 27 de maio , a patrulha SEPNA do destacamento da GNR de Santo Tirso , no decurso de uma ronda de rotina , deparou-se com uma descarga de poluentes no rio Leça . Do relatório da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (nº31/2009-EPNA STS) ,consta o lançamento de quantidades significativas de efluentes de cor negra , oriundos de um dos tubos de descarga da Etar . Tendo a Patrulha contactado a Sociedade Águas do Ave,SA. , a qual fez deslocar ao local em sua representação , Luisa Couto Lopes , engenheira e técnica da estação ,que explicou aos agentes que a Etar se encontra ainda em fase de arranque , pelo que a coloração dos efluentes não tinha ainda alcançado os padrões desejados . Informou ainda , que a estação recebe águas residuais domésticas , e efluentes da unidade industrial que existe junto da Etar .O relatório da GNR refere que os afluentes recebidos pela ETAR , são maioritariamente provenientes dessa unidade industrial , a Gierlings Velpor,SA. .

11 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é lamentável que ta l aconteça ,mas também é de lamentar a tentativa de hiperbolizar a situação . Por curiosidade visitei o site da fonte referida ,santotirsohoje ,o qual para quem não souber e nunca tiver reparado tem uma só côr politica ,e tenta de uma forma camuflada ,informar fazendo campanha !!!! Quem tenha dúvidas basta que esteja um pouco atento , entre outras coisas ao tipo de jornalismo ,exagerado e tendencioso.A mesma noticia tem no referido site expressões como; "autêntico Atentado" ,"macabro episódio" e para agravar uns dias após aparece uma reportagem relacionada com esta tentando ouvir alguém que esclareça o que se passa á população , e quem fala ? Um qualquer vereador , de onde ? Em exercicio de funções na Camâra Municipal de Valongo... sem mais .ajuizem vocês mesmos !!!

Anónimo disse...

Tem toda a razão, Zé. A vergonha não tem limites! A Menina Tirsense também aborda esse assunto no blog + Santo Tirso, onde até transcreve declarações desse vereador de Valongo que curiosamente não batem certo com as de agora... No PSD vale mesmo tudo!

http://maissantotirso.blogspot.com/2009/07/mas-etar-agua-longa-fica-em-valongo.html

Anónimo disse...

Caro H2O,
Devemos ser independentes...de Valongo...qualquer dia estamos como alfena e Ermesinde, um autêntico dormitório...durante anos poluiram o rio leça e não se importaram...agora estão a tentar culpabilizar água longa pelo que está a acontecer...O Rio Leça em Água Longa sempre esteve em condições de, inclusivé, tomar banho, exceptuando alguma lenha e as margens sem manutenção, muito por culpa dos agricultores....quanto a SantoTirsohoje....só tem uma cor.... laranjae nõs queremos Água Longa VERDE...

Anónimo disse...

O J.N. ja tinha publicado uma noticia semelhante a alguns meses atraz ! E ja agora alguém tomava banho no rio Leça, no "PEGO", desde que a fabrica de veludos foi INAUGURADA ??!! Penso que nao...Quem teve a ideia de construir uma etar em Agua longa, deveria ser obrigado a viver ao lado dessa mesma !

Anónimo disse...

é uma vergonha o que se passa na etar. e sim.. aquilo é um "autentico atentado" e um "maca bro episodio"... nao podia estar mais de acordo e olhe que nao é exagero... os senhores tentam diminuir o que nao pode ser diminuido. quanto a cores politicas... todos os jornais da regiao sao assim... mas eu bem sei o que vos incomoda... quanto ao vereador de valongo.. nao vejo qual é o problema uma vez que está relacionado com o caso..

Anónimo disse...

Deveriam fazer as descargas em frente da casa do presidente da junta ! Ja que eram especialistas em descargas na natureza...

Anónimo disse...

Para Anônimo - Eu concordo que é uma vergonha o que se passa na ETAR ,inclusive faço referência a isso , mas isso não me obriga a concordar com o tipo de jornalismo com que me deparei...!!! As pessoas a quem compete in
formar devem ser isentas , deveria fazer parte da sua ética profissional...,ou a têm ou não ,se outros não o fazem há que dar o exemplo...né ??? Quanto ao vereador , o normal não seria ouvir alguém com um contacto mais directo ,um vereador do concelho , um técnico...,não ???

Anónimo disse...

Obviamente que sim, Zé. Estão a tentar tapar o sol com a peneira porque o Santo Tirso Hoje nasceu apenas com o propósito de falar mal do PS e mais nada!! Aquilo não é jornalismo, é propaganda encapotada, que é a pior que existe. é claro que tinham de ovir pessoas de Santo Tirso, responsaveis cá da terra, mas foram ouvir os da cor. Vá lá que era Valongo porque se Valongo não fosse do PSD sabe-se lá até onde é que iam

Anónimo disse...

ora bem, eu nao pertenço a cor nenhuma nem tao pouco entendo de politica... de quando em vez, passo por este blog para ver se me escapou alguma noticia/evento e para ler as opinioes. esta "discussão" chamou-me á atençao por vários factores:
1º: acusação de um certo site ser indubitavelmente de cariz politico partidário com proveniência do partido PSD... é impressao minha ou este blog apesar de disfarçado é claramente PS???
2º: preocupação com o facto de a ETAR despejar poluentes no rio Leça. Lamento muito mas comparado com o que a Velpor tem vindo a fazer já ha muitos anos nao é nada... quem acha o contrário é porque nao viu o rio vermelho, verde, amarelo, azul... (estas cores sim, deviam ser faladas)
3º: A ETAR tem de ser construida em algum lado... é suposto melhorarmos a aldeia, mesmo que para isso seja necessario fazer algum tipo de sacrificios.
4º: em vez de criticarem quem faz lanches para atrair o povo e quem vai para o café s.roque especialmente so para fazer campanha, preocupem-se em fazer evoluir Água Longa que comparativamente com as freguesias vizinhas, foi a que menos evoluiu... e não quer dizer que seja necessariamente culpa da Junta de Freguesia pois muitos dos cidadãos so sabem criar obstaculos ás obras municipais em prol de quantias monetarias!!!

Sem mais assunto de momento,
cumprimentos.

T.D.

Anónimo disse...

Bláh...blahh... , tá bem tá T.D.!
Respeito as tuas opiniões , questiono quando muito a tua questão , pois até ao momento até vi mais PSD no blog que PS ,mas se achas...lá terás os teus motivos !!
Agora vires com essa de não pertenceres a cor nenhuma ???
Se fosse verdade não estavas envolvido da forma que estás...

Anónimo disse...

uma coisa garanto, o meu voto vai em branco!
Não gosto que os outros decidam o futuro da minha aldeia por mim, mas nao consigo perceber qual o mal menor ou o bem maior...

cumprimentos,
T.D.