25 de novembro de 2009

34º Aniversário do "Segundo 25 de Abril"

Faz hoje precisamente 34 anos que Portugal esteve prestes a ter uma Guerra Civil .
O 25 de Novembro de 1975.
No seguimento dos acontecimentos do 25 de Abril ,durante todo o verão e ínicio do outono de 1975 , verificou-se o confronto entre duas concepções de modelo de sociedade para Portugal . Uma , sustentada numa democracia representativa , Europeia ; e outra baseada nas politicas comunistas em vigor na então União Soviética e em Cuba .
Esta divisão a nível politico/ideológico , arrastou-se ás forças militares , as quais se encontravam no poder desde o 25 de Abril de 1974 , foram estes os principais protagonistas de uma disputa que terminou com a vitória das forças moderadas , no dia 25 de Novembro de 1975 , data em que uma revolta iniciada por tropas Pára-quedistas , apoiada por algumas unidades do Exército e da Armada , foi sustida e derrotada .
Aquando do ínicio da revolta , algumas das Forças Militares , na expectativa , dão sinais de apoio aos revoltosos , mas não se envolvem . Ao mesmo tempo , o Presidente da República e Chefe-Maior-General das Forças Armadas , o General Costa Gomes , tomou o comando das operações , recorrendo ás forças operacionais dos Comandos da Amadora , Força Aérea , Região Militar do Norte . Foram durante o dia neutralizados todos os focos de resistência , sem grande oposição dos revoltosos , apenas se verificando um confronto armado em Lisboa , que resultou na morte de dois operacionais do regimento de Comandos -Tenente José Coimbra e Aspirante José Ascenso- , baleados pelas costa por civis armados , de acordo com testemunhos da época , tendo também sido atingido mortalmente na troca de tiros , o Furriel Joaquim Pires .
Numa mensagem feita via telefónica e transmitida pelos estúdios do Porto da Emissora Nacional , o Presidente da República decretou ao país o Estado de sítio na região de Lisboa . A emissão da RTP foi assegurada a partir do Porto , após uma tentativa de um dos revoltosos , falar ao país apelando á revolta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda existem comunistas ! Uma tristeza vergonhosa !