29 de maio de 2012

PSD visitou Água Longa - Noticia Santo Tirso Jornal

O grupo de trabalho do PSD liderado pelo vereador e presidente da comissão política local do PSD Alírio Canceles, que se fez acompanhar da colega de bancada Sofia Roriz, de Rui Miguel Batista (presidente da JSD e deputado municipal), de Paulo Leal (presidente do núcleo do Vale do Leça), Manuel Mirra, José Manuel Machado, Paulo Oliveira, Francisco Maia, Ana Batista Saldanha, Sara Lima, Mathilde Ferreira, Júlio Fernandes, Tiago Rodrigues, Miguel Martins , Vitória Alves, Helena Patrícia Pereira, Filipe Dias, Luís Rosário, Ida Marques e Filipe Rodrigues, visitou no passado dia 29 de Abril a freguesia de Água Longa. Esta visita que se insere no ciclo de visitas ao concelho de Santo Tirso.

Em comunicado o PSD refere que a freguesia de Água Longa “porta de entrada do concelho, continua votada ao esquecimento e é um dos exemplos mais intensos da ausência de um Plano de Ordenamento do Território de médio e longo prazo”, acusando aqueles que gerem o concelho há mais de trinta anos de incompetência e a irresponsabilidade. O PSD considera que a freguesia de Água Longa é hoje uma freguesia a três velocidades, em tom critico, Alirio Canceles acusa os responsáveis autárquicos do PS com funções na câmara municipal e na freguesia, não terem sido capazes de reduzir as assimetrias na freguesia “pelo contrário, contribuíram por ação e por omissão para as intensificar”. O PSD refere que no contacto com as populações “foi notório o clima de indignação, pelo facto da freguesia, na sua esmagadora maioria, continuar sem infraestruturas de água e saneamento. Para os cidadãos de Água Longa, é intolerável que a Câmara de Santo Tirso tenha celebrado um protocolo com a Indáqua para dotar o Vale do Pisão de infraestrutura da rede de água pública e desprezar o resto da freguesia. O PSD de Santo Tirso partilha desta indignação”. Recorde-se que os vereadores do PSD votaram contra o protocolo proposto pelos socialistas. “Apesar da importância daquele que é o primeiro investimento do tipo na região Norte, para o PSD, não é tolerável que se criem condições para que na mesma freguesia, uns sejam tratados como filhos e outros como enteados”. “O que era expectável é que aqueles que gerem o concelho há mais de trinta anos, tivessem criado as condições para que a freguesia pudesse receber o empreendimento “Vale do Pisão”, sem que este viesse exacerbar as assimetrias no interior da própria freguesia”.
Foram também sinalizados alguns constrangimentos em matéria de requalificação da rede de caminhos públicos, nomeadamente o lugar de outeiro, que segundo os “laranjas” continua intransitável. “Também uma parte rua da Cruz que está requalificada mas só até à entrada para a ETAR, precisa de intervenção urgente. A Travessa da Portela que ficou celebre pelo facto da junta de freguesia ter processado um dos moradores, por este ter tapado os buracos as expensas próprias, está novamente esburacado e sem iluminação pública” . A junta de freguesia nada faz acusa o PSD.
O grupo de trabalho visitou o Polidesportivo que continua sem ver os balneários concluídos, apesar do presidente da câmara, ter referido, ainda em Julho de 2009, que o lançamento da obra estava por dias, a obra está lá, é verdade, dizem os sociais-democratas, mas parada e sem poder ser utilizada pelas populações. Para o PSD, esta é mais uma das obras que está a “marcar passo”, para ser inaugurada mais próximo das eleições de 2013.
A visita terminou no parque de lazer. As populações com quem o PSD falou questionam os cerca de 125.000 euros gastos, num espaço que está descuidado, que ninguém utiliza e que apenas tem meia dúzia de mesas em granito.


Noticia texto e Imagem SantoTirsoJornal.com


Sem comentários: