25 de julho de 2013

Comissão de Festas organiza Cortejo á Moda Antiga

A Comissão de Festas em Honra da Nª Srª do Rosário e S.José 2013, vai organizar no próximo domingo (28 de Julho), um cortejo e leilão de ofertas á antiga Portuguesa.

O evento terá inicio pelas 14 horas, com a partida do Cortejo do "Largo da Fábrica de Veludos" com destino ao Adro da Igreja Paroquial, onde terá lugar o leilão de ofertas e diversas atuações dos grupos participantes.

Para além da participação da comunidade local, o desfile conta com a presença e animação da Fanfarra do Grupo de Escuteiros de Água Longa, Grupo de Bombos Amigos Unidos de Água Longa e do Rancho Folclórico Sampaio de Guimarei.

Como habitualmente não faltarão os petiscos, com destaque para o sempre apetitoso porco no espeto.

Compareça, colabore com a Comissão de Festas e participe do convivio !  

Idoso morre afogado - Artigo Correio da Manhã ( C/Video )

Um homem de 76 anos, residente em Água Longa, morreu afogado na passada terça feira, numa zona de praia não vigiada na Póvoa de Varzim, quando molhava os pés no mar com um amigo.

Foram os dois surpreendidos por uma onda, sendo que um foi resgatado a tempo por banhistas. O amigo foi retirado da água, já inconsciente, e faleceu no areal.
O afogamento aconteceu junto ao molhe e à primeira praia vigiada, que ontem estava repleta de banhistas, apesar de estar hasteada a bandeira vermelha.
O idoso, residente em Água Longa, Santo Tirso, estava com o amigo, enquanto as esposas de ambos passeavam fora da praia. "Tentei salvar os dois mas não consegui. Tirei um, com a ajuda dos meus irmãos e mais banhistas, e quando olhei para o outro já estava sem vida", contou ao CM o banhista Francisco Marques, 31 anos, que sofreu um golpe junto ao olho.
O mar estava "no pico da maré, com correntes muito fortes", explicou o nadador-salvador da praia vigiada, Nuno Sampaio. "Cheguei lá em 5 minutos e ele já estava fora da água. Encontrava-se inconsciente e fiz o suporte básico de vida. Tive o apoio de uma socorrista [bombeira] que estava no areal", acrescentou o nadador-salvador, que chamou o INEM.
A equipa médica tentou reanimar a vítima durante mais de uma hora, sem sucesso. O amigo ficou em choque. "Ele só dizia ‘Quis trazê-lo à praia e agora vou sozinho embora’", lembrou. A mulher da vítima chegou quando o corpo estava a ser levado para o IML e teve de ser hospitalizada, junto com a amiga. A Polícia Marítima foi ao local. 


Noticia, texto e video de Correio da Manhã 

18 de julho de 2013

Escuteiros organizam Arraial

É já no próximo dia 03 de Agosto, que o Agrupamento de Escuteiros de Água Longa(1291), vai em colaboração com os pais, realizar mais um arraial. 

Com inicio pelas 20 horas, o evento terá lugar no Adro da Igreja, sendo possivel saborear diversos petiscos e desfrutar de muita animação, com música ao vivo e um concurso de talentos intitulado "Mostra o teu Talento" para além de algumas surpresas. 

Marque já na sua agenda e compareça, e se desejar mesa não esqueça de efetuar marcação até ao próximo dia 28 de Julho, através dos seguintes contactos ;

agrup1291.cne@hotmail.com 
Tlm. 96 204 0548, 91 455 28 14 e 93 438 36 80 (a partir das 20.00h)

3 de julho de 2013

José Pacheco assume candidatura á Junta de Freguesia como independente

José António Pacheco assumiu publicamente a sua candidatura á junta de freguesia de Água Longa.
Na qualidade de independente, José Pacheco manifestou que ele  e a sua equipa estão empenhados em dotar Àgua Longa de outra dinâmica, com base no trabalho, respeito, compreensão e solidariedade.

Natural de Água Longa e formado em Engenharia Mecânica, José Pacheco tem como atividade profissional o ensino, exercendo como Professor do Ensino Básico (3º e 4º ciclos). 
A nível politico já foi Membro da Assembleia de freguesia (1990/93), Presidente da Assembleia de freguesia (1994/96) e nº 2 do Executivo da Junta de Freguesia (1997 a 2005). 

Festas de S.Bento 2013 - Agenda

As tradicionais Festas de S. Bento - principal romaria do Concelho de Santo Tirso onde o sagrado e o profano se interligam harmoniosamente - voltam este ano a ser recordadas e celebradas durante quatro dias, mais precisamente de 10 a 14 de julho.

As Festas de S. Bento – que chamam anualmente à cidade de Santo Tirso devotos de todos os cantos do país – vão disponibilizar um programa de atividades, do qual se destacam os concertos diários, a animação de rua, as atividades desportivas, as cerimónias religiosas, um desfile etnográfico, a receção às cidades geminadas, a coroação da rainha e da princesa do Vinho Verde e algumas exposições.

MILHARES DE PEREGRINOS VENERAM S. BENTO
No dia 11 de julho (feriado municipal), como já é tradição, milhares de peregrinos, oriundos das freguesias de Santo Tirso e dos concelhos limítrofes, dirigem-se à Igreja Matriz de Santo Tirso para venerarem São Bento. A devoção a S. Bento é milenar e manda a tradição que as promessas ao santo devem ser pagas com cravos brancos, ovos ou sal, já que grande parte da sua popularidade se ficou a dever à cura de verrugas ou “cravos” na pele e, ainda, ao auxílio que prestava aos partos difíceis…
Assim, logo a partir das 4 horas da madrugada, as estradas e vias começam a encher-se de caminhantes, pelo que, perante este anormal fluxo de pessoas, a Câmara Municipal já solicitou às Forças de Segurança o reforço de meios no terreno para assegurar a segurança dos peregrinos que se deslocam a Santo Tirso para cumprir as respetivas promessas. Durante o dia serão celebradas cinco missas, a saber: 6h30, 8h00, 10h00, 12h00 e 19h00.
OS CABEÇA DE CARTAZ
Na animação musical das Festas de S. Bento 2013 os cabeças de cartaz vão ser os “THE GIFT” (dia 10 de julho, 22 horas) e “MARCO PAULO” (dia 12 de Julho, 22 horas). Sucedem-se as presenças de Augusto Canário (dia 11 de Julho, 22 horas) e doGrupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho com os já tradicionais Fados de Coimbra no Largo Coronel Baptista Coelho (dia 14, 22h30).
Os concertos têm entrada gratuita e realizam-se na Praça 25 de Abril.

AS NOVIDADES
Em jeito de novidades, a edição 2013 das Festas de S. Bento apresenta duas:

1) - O Desfile Etnográfico noturno (dia 13, a partir das 21h30, com partida dos Carvalhais, passando pela Rua do Bombeiro Voluntário e terminando na Praça 25 de Abril).
2) - O Warm Up - programa de seis concertos – por jovens bandas - que pretende ser a “animação aquecimento” das festividades. O Warm Up decorre de 5 a 9 de Julho no Largo Coronel Baptista Coelho.

CERIMÓNIAS INSTITUCIONAIS
No âmbito das comemorações do 28º Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade e dos 150 anos de elevação de Santo Tirso a Vila realizam-se várias cerimónias oficiais de que destacamos a Receção Oficial às Delegações das Cidades Geminadas [Gross-Umstadt, Clichy, Celanova e Saint-Péray] (dia 12, às 18 horas), a Coroação da Rainha e da Princesa do Vinho Verde (dia 14, às 21h30) e ainda o já tradicional Concerto Comemorativo dos 28 anos da Cidade de Santo Tirso (dia 8, às 21h30).

OS OUTROS EVENTOS
As atividades desportivas também vão estar em destaque com o Xadrez ao Ar Livre (dia 10), o Torneio de Voleibol de Relva (dia 12), a Caminhada S. Bento, o Concurso de Pesca e o Torneio de Ténis “S. Bento Open” (dia 13) e, também a Milha Urbana (dia 13). No dia 14 decorrerá a já tradicional Corrida de Carrinhos de Rolamentos.
A Exposição de Colecionismo “S. Bento” vai estar patente ao público de 10 a 14 de Julho.

Texto e noticia retirados de http://www.cm-stirso.pt

Nos dias anteriores ás festividades também não faltam atividades...veja o cartaz!