29 de outubro de 2010

Halloween - Dia das Bruxas

Origens e História

O Dia das Bruxas (Halloween) , é um evento tradicional e cultural , cuja celebração tem especial relevância nos países anglo-saxónicos , tendo como base e origem celebrações de antigos povos Celtas .
Originalmente , esta celebração não tinha qualquer relação com bruxas , era uma celebração celta chamada Samhain , que tinha como objectivo dar culto aos mortos e assinalar o fim do verão (e colheitas) . As festividades duravam vários dias , e assinalavam o inicio do ano novo celta . Para os celtas , os mortos estavam num local de felicidade perfeita , pelo que celebravam com ritos presididos por sacerdotes ,que teriam capacidades de "médiuns", e permitiam que os espiritos dos mortos visitassem seus familiares , orientando-os rumo ao outro mundo .
Séculos mais tarde a igreja cristã , decidiu criar um dia para a celebração em honra de Todos os Santos , sendo que inicialmente essa celebração tinha lugar a 13 de maio , mas foi posteriormente alterada para o dia 1 de novembro , e ordenada a sua celebração universalmente . Como festa grande , ganhou a sua celebração vespertina ou vigilia , preparando a festa no dia anterior . Entre pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1º de novembro , ocorria a noite sagrada e a Vigília de Todos os Santos ," All Hallow´s Eve " em inglês .
A relação desta data com as bruxas , teria começado na Idade Média com as perseguições e julgamentos conduzidos pela inquisição , a todos os homens e mulheres que fossem considerados curandeiros ou pagãos . Apontados como bruxos ou bruxas , eram julgados pelo tribunal do santo ofício , e na maioria das vezes , condenados e queimados na fogueira nos autos de fé .

A tradição dos disfarces no halloween , tem raízes europeias e celtas . Séculos atrás o inverno representava uma época de medos e incertezas , a comida era muitas das vezes escassa ,os dias mais curtos e noites longas , alimentavam certos medos e superstições . Na noite de Halloween , acreditavam que os fantasmas , espíritos dos antepassados voltavam ao mundo , sendo que alguns deles eram malignos , e tentavam reencarnar possuindo corpos dos vivos . Tendo isso em conta , para evitarem ser reconhecidas pelos fantasmas , as pessoas usavam máscaras ao sair de casa após o anoitecer , para que as confundissem com espíritos . Deixavam ainda algum alimento no exterior de suas casas , para satisfazer os espíritos e assim evitar que tentassem entrar .


Sem comentários: