28 de abril de 2011

Novo Centro Escolar inaugurado

No dia 25 de Abril, pelas 15 horas, foi inaugurado pelo Secretário de Estado da Educação e pelo Presidente Castro Fernandes o novo Centro Escolar de Água Longa. Este excelente estabelecimento escolar, implicou um investimento da Câmara Municipal no valor de 800 mil euros.

Este centro escolar nasceu da ampliação do edifício escolar já existente, onde no qual foram executadas todas as infra-estruturas, que os dias de hoje exigem. O novo Centro Escolar de Água Longa dispõe de 11 salas de aula, uma biblioteca escolar, uma cozinha, um refeitório escolar, balneários e um polivalente.
Perante a presença do Secretário de Estado João Tocato Lapa, estando também presentes em representação da DREN o Director Regional António Leite, e Carla Carneiro, o Director do Centro Escolar da Agrela António Coelho, tendo também marcado presença em elevado numero o povo de Água Longa, juntamente com os alunos da nova escola, aos quais se juntou o Padre Brito, que teve a missão de benzer o renovado centro escolar da Freguesia.
Depois de benzido o Centro Escolar, o Presidente da FreguesiaManuel Ribeiro usou da palavra para manifestar a alegria de ver concluído o seu projecto, afirmando que o 25 de Abril de 2011, ficará marcado para sempre na história da Freguesia. Castro Fernandes: no seu discurso manifestou a importância que o 25 de Abril tem em Santo Tirso, com a inauguração de várias obras, com a requalificação do parque escolar que já ronda 50 milhões de euros de investimento, para o efeito agradeceu o empenho e dedicação do governo.
Secretário de Estado Tocato da Mata: Tocato da Mata salientou a evolução na política educativa ao longo dos últimos anos, com significativo impacto nos últimos 10 anos, onde o nivel de analfabetismo decresceu significativamente. Continuando, afirmou ser vontade do governo em continuar a promover o ensino público de excelência.
Acrescentando ainda que, presentemente cerca de mil escolas estão em fase de remodelação, pois, fomentar a escola é reduzir as desigualdades sociais, negar este caminho e estes objectivos é negar Abril, concluiu o Secretário de Estado.
Os alunos do novo Centro Escolar de Água Longa, também tiveram parte activa neste dia memorável para a Freguesia, com algumas cantigas e a leitura de algumas quadras.
Texto e imagens de Santotirsodigital.com

Sem comentários: